segunda-feira, 21 de maio de 2007

Túneis SSH com o gSTM

Aproveitando a deixa do BR-Linux, vou fazer um pequeno comentário a respeito de uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de túneis SSH.

O Gnome Secure shell Tunnel Manager (o site parece estar fora do ar no momento), ou simplesmente gSTM, é uma aplicação bastante simples. Sua função, como o próprio nome já diz, é fornecer um gerenciador de túneis SSH para o Gnome.

Gnome Secure shell Tunnel Manager

Ele foi criado pelo Mark Smulders, mesmo autor do LinEAK, um utilitário para facilitar a configuração de teclados com teclas multimídia.

Os túneis SSH possuem dois propósitos básicos: permitir o acesso remoto à rede interna de um cliente e criptografar uma conexão insegura, como HTTP/FTP/SMB e a maioria dos protocolos existentes. O gSTM pode ser usado em ambos os casos e acaba sendo ainda mais útil na medida que o número de túneis que você precisa manter vai aumentando.

Se você, assim como eu, precisa se conectar a dezenas de servidores, em diferentes clientes, então você já deve ter se deparado com a situação de perder mais tempo tentando lembrar as informações de conexão ao servidor remoto do que o tempo que seria necessário para resolver o problema... ;-)

Em sistemas Debian/Ubuntu a instalação é realizada como de costume: "apt-get install gstm" ou usando o seu gerenciador de pacotes preferido...

0 comentários: