quinta-feira, 24 de maio de 2007

Comandos mais usados e algumas dicas

Ok, eu admito... eu não resisto a um meme... :-D

Desta vez o assunto[1, 2, 3] é referente aos comandos mais executados na sua máquina...

Porém eu acabei sendo um pouco mais abrangente, falando de coisas que podem ser úteis no seu dia a dia.

Originalmente a idéia seria apenas postar o resultado desta seqüência de comandos (a contra-barra foi usada apenas para não quebrar o layout do blog, que tem uma largura fixa limitada):

history|awk '{print $2}'|awk 'BEGIN {FS="|"} {print $1}'|\
        sort|uniq -c|sort -rn|head -10

Eu até tenho uma simpatia muito grande pelo bash (apesar de querer muito aprender o zsh) e pelo demais comandos utilizados, mas tenho algum tipo de aversão ao awk (e, diga-se de passagem, não tem nada a ver com o Aho, o livro do dragão continua na minha relação dos favoritos). Desculpe-me, mas eu realmente não gosto dele. Deve ser alguma influência do Verde, mas eu prefiro o sed. É um direito meu... ;-)

Buenas, com o amado sed, o comando simplifica um pouco (isso se você, como eu, gosta de comer expressões regulares com farinha...):

history|sed -r 's/[ 0-9]+ ([^ |]+).*/\1/'|\
        sort|uniq -c|sort -rn|head -10

Explicando um pouco a regexp: ela ignora todos os espaços ou números seguido de um espaço, casa com uma seqüência de caracteres até encontrar o próximo espaço ou uma barra vertical (vulgo pipe), ignorando todo o resto.

Para eu não ser crucificado por aí, esta é uma versão pythônica da coisa:

from os.path import expanduser

history = open(expanduser('~/.bash_history'))
commands = [line.split()[0].split('|')[0] for line in history]
counter = {}
for command in commands:
    if command in counter:
        counter[command] += 1
    else:
        counter[command] = 1

topten = sorted(counter.items(), key=lambda x:x[1], reverse=True)
for command, total in topten[:10]:
    print total, command

Não usei nada de extraordinário para resolver o problema, apenas limpei os comandos que estavam armazenados no histórico e salvei numa lista. Depois criei um dicionário cuja chave era o comando e o valor era o número de vezes que o comando ocorreu. Em seguida, ordenei de forma reversa a lista de tuplas de itens do dicionário, considerando a segunda posição (o total de ocorrências) como chave de ordenação. Por fim, imprimi os comandos com os respectivos totais.

Certo, agora para acabar a enrolação aqui vai a minha relação atual:

1378 vi
 713 sudo
 372 ls
 327 svn
 267 cd
 214 python
 133 mv
  88 ssh
  68 rgrep
  64 less

Com base nela você fica sabendo qual o meu editor, paginador e linguagem de programação preferidos, que eu evito ficar logado como root, que eu uso um sistema de controle de versões, que eu acesso outras máquinas de forma segura, que eu procuro em arquivos de forma recursiva, além de verificar a listagem e mudar de diretório de vez em quando. A última coisa a ser dita é que o mv só faz parte da lista porque toda semana tem episódios novos das séries[1, 2] que eu acompanho (que por sinal acabaram juntas nessa semana...) e eu movo os arquivos para o pendrive para poder assistir no DVD player da sala, com som 5.1... ;-)

Para quem estranhou a quantidade de comandos armazenados no meu histórico, basta dizer que o meu ~/.bashrc está configurado para armazenar os 5000 últimos comandos, sem repetição seqüencial e sem salvar os que iniciam com um espaço em branco (útil para aqueles que não devem ficar armazenados):

export HISTCONTROL=ignoreboth
export HISTSIZE=5000

Por fim, ainda utilizo o seguinte ~/.inputrc, de forma a ignorar maiúsculas/minúsculas quando usar a tecla tab para completar nomes de arquivos/diretórios e também para poder digitar as primeiras letras de um comando e navegar apenas entre os usos anteriores deste comando em particular com as setas para cima/para baixo:

set completion-ignore-case On
"\e[B": history-search-forward
"\e[A": history-search-backward

3 comentários:

Laudeci Oliveira disse...

Muito útil o seu post, está de parabéns :)
Vou adotar as dicas que você escreveu aqui.

Abraços [Pretto]

MARCO ANDRE LOPES MENDES disse...

Estava procurando essas informações pra colocar no meu notebook e tinha uma vaga lembrança de que você tinha escrito algo a respeito. Só não lembrava se era por email, nas nossas listas ou aqui. Ainda bem que você postou aqui e o Google me informou.

Valeu Deo!

Anônimo disse...

Por que nao:)