domingo, 10 de junho de 2007

O Prêmio da Arena

HP/Compaq V6210BR Na próxima terça-feira, dia 12, completam duas semanas da chegada do prêmio da Arena, um HP/Compaq V6210BR. Sim, ele chegou dia 29 mas ainda não deu tempo de falar sobre ele... :-)

Até o presente momento eu fui o único a receber o notebook, mas o do Guilherme e o do Kalecser devem estar a caminho.

A primeira coisa que eu fiz foi um test-drive com o Mandriva 2007 que veio pré-instalado. O manual de instruções contêm as senhas para o usuário padrão e para o root. Em seguida ativei a rede wireless com o assitente de conexão e já fui tentando atualizar o sistema para as versões mais recentes dos pacotes. Como em todas as outras vezes na história que eu tentei, por algum motivo não foi possível conectar nos servidores da Mandriva. Parece sina e eu acho que é mesmo... :-)

No dia seguinte, tentei acessar o repositório da Mandriva novamente, mas dessa vez com sucesso... De qualquer forma, já era tarde, durante a madrugada eu já havia reparticionado o disco, instalado o Ubuntu Feisty e, em seguida, já atualizado para o Gutsy... ;-)

Tive duas dores de cabeça com o Ubuntu. A primeira foi dar o boot com o CD de instalação do Feisty. É necessário adicionar o parâmetro 'noapic' durante o boot, caso contrário a inicialização trava logo em seguida. A segunda foi com o driver da placa de rede sem fio. No Mandriva ela parece funcionar normalmente, mas no Ubuntu, mesmo usando a mesma versão do driver do Mandriva (confira dentro de /etc/ndiswrapper), a placa só funciona caso eu desligue e ligue novamente a chave que controla o dispositivo wireless. Imagine quanto tempo eu perdi para descobrir isso... e claro, foi por acaso... :-D

O desempenho do notebook, mesmo com apenas 256MB de RAM e com a placa de vídeo da nVidia compartilhando alguns megas, foi muito bom. Nessa semana chegam dois pentes de memória da Kingston, de 1GB cada, então a performance deve melhorar consideravelmente, especialmente com mais de uma aplicação rodando ao mesmo tempo.

Como pode-ser perceber pela foto (observe o adesivo colado na parte superior esquerda da tela), o note já tem um novo dono, ou melhor dona... Sim, eu vou continuar com o meu Asus W5A e o V6201BR vai ser compartilhado pelas minhas filhas e esposa.

1 comentários:

Unknown disse...

Mazah, chegou então?
Por pouco esse ai não foi meu hein... :( hehe

Abraços